sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O PERIGO MORA NA RUA



Hoje, recebi a triste noticia do falecimento de um amigo corredor, chamado Cleber, que foi atropelado enquanto treinava, em Açailândia no MA. Diante do fato fui pesquisar nos sites de buscas na internet sobre outros casos de atletas que foram atropelados durante seus treinos. Fiquei assustado com a quantidade de atletas que já vitimas de atropelamento enquanto realizavam seus treinamentos em ruas e rodovias, os ciclistas são vitimas mais freqüentes, no entanto, com corredores este tipo de acidente também acontece.
 É uma tristesa muito grande, perder um amigo de jornada, um amante da corrida e do esporte. “Que Deus conforte a família desse corredor!”
                                                                                                                                         
Resolvi então colocar algumas dicas para os corredores que costumam se aventurar entre os carros durante seus treinos.

1 – Sempre que possível procure correr no calçadão, nas calçadas ou ciclovias.
2 – Se for correr no asfalto procure correr por ruas menos movimentadas.
3 – Quando for correr no asfalto, procure desligar os aparelhos eletrônicos (Iphone, Ipad, Mp3, Mp4, etc), pois esses aparelhos eletrônicos costumam desviar a atenção dos corredores.
4 – Procure correr sempre contra o fluxo dos carros, pois assim você será melhor identificado pelos motoristas.
5- Tenha atenção redobrada nos cruzamentos, pois alguns motoristas têm o costume de não parar nos cruzamentos e outros olham somente para um lado e você pode estar vindo do outro e não ser visto.
6- Quando correr no período noturno procure utilizar roupas claras e coletes refletivos, para ser rapidamente visualizado.
7 – Nunca tente disputar a rua com os carros, sempre que se sentir ameaçado suba na calçada.
8 – Corra sempre na defensiva, pare nos semáforos e cruzamentos, sempre que possível diminua o ritmo, dê preferência aos carros.
9 – Evite fazer treinos de tiros em ruas movimentadas, pois a fadiga pode fazer os atletas perderem um pouco a coordenação e o equilíbrio, podendo assim invadir o meio da pista sem perceber.
10- Sempre que tiver que desviar de algum buraco ou ciclista que venha em sentido contrário, procure subir nas calçadas, nunca vá para o meio da rua.

Lembrem-se sempre: “Mais vale perder 10 segundos na vida que perder a vida inteira!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário